top leitores

 
 

arquivos

2012 (12)

2011 (9)

Aparência
Fred Kladt, engenheiro químico (pela USP) com mais de 20 anos de experiência na área de P&D nas indústrias cosmética e alimentícia. Tem MBA em Negócios Internacionais pela California State University e já foi colunista do blog de cabelos da Natura.
out 2011

Como fazer uma barba bem feita

por Federico Kladt 25/10/2011 - 14:45

O caminho para uma barba bem feita passa por uma série de etapas e cada uma tem razões técnicas pelas quais elas devem ser seguidas:


Link YouTube | Você também pode seguir os procedimentos do pica-Pau, só que ao contrário

1. Lave o rosto com um sabonete neutro para remover quaisquer sujeiras que podem (em um possível corte) causar infecção.

2. Passe uma toalha quente na região da barba toda (uma dica simples: molhar a toalha e colocá-la por 1 minuto no microondas). Esta operação visa abrir os seus poros e deixar o pelo mais visível e disponível para o corte.

3. Passe um produto da sua escolha (espuma, creme ou gel de barbear). Os bons produtos do mercado tem matérias-primas que auxiliam no deslize da lâmina e formam uma espuma bem branca (o que facilita na hora de saber onde foi cortada a barba e onde ainda não).

4. Use uma lâmina nova (as lâminas velhas, além de não terem mais a mesma capacidade de corte, podem estar contaminadas com microrganismos que, em caso de corte, podem levar a uma infecção).

5. Comece passando a lâmina no mesmo sentido do crescimento do pelo da barba. Você vai reparar que esta direção é diferente nas diversas regiões do seu rosto (e vai variar de pessoa para pessoa), mas normalmente o pelo cresce para baixo até a linha do queixo (ou seja, você vai passar a lâmina de cima para baixo), e cresce para cima abaixo da linha do queixo (ou seja, você vai passar a lâmina de baixo para cima). Com isso, você vai eliminar o grosso de pelos sem agredir muito a pele.


Cuidado ao fazer a barba é fundamental, como um serial killer bem sucedido: sem sangue (Imagem: Dexter, divulgação) 

6. Passe outra camada de gel ou creme ou espuma de barbear. E agora inverta o sentido da lâmina para escanhoar bem a barba e conseguir um corte bem rente.

7. Lave bem o rosto com água fria (quase gelada, de preferência) para fechar os seus poros.

8. Use um pós-barba de sua preferência. Os bons produtos do mercado vão ajudar na reconstrução da camada da pele que a lâmina removeu, na cicatrização das pequenas feridas que a lâmina causou e deixarão um perfume marcante

Agora é só sair, quer seja para o trabalho, quer seja para a balada, e ver as mulheres elogiarem a sua barba bem feita!

Abraços e até a próxima, 

Fred

Pergunte ao especialista!

Na quinta-feira, vou responder dúvidas sobre suor ou qualquer outro tema ligado à aparência. Portanto, deixe suas perguntas aqui nos comentários.

  • Federico Kladt

    Fred Kladt, engenheiro químico (pela USP) com mais de 20 anos de experiência na área de P&D nas indústrias cosmética e alimentícia. Tem MBA em Negócios Internacionais pela California State University e já foi colunista do blog de cabelos da Natura.

Se você tiver dúvidas ou perguntas sobre outros assuntos, clique aqui.

deixe seu comentário
Enviar comentário
Últimos Comentários
 

twitter

Conheça o @portal_homem

 
 

siga-nos

receba os próximos textos