top leitores

 
 

arquivos

2012 (12)

2011 (9)

Aparência
Fred Kladt, engenheiro químico (pela USP) com mais de 20 anos de experiência na área de P&D nas indústrias cosmética e alimentícia. Tem MBA em Negócios Internacionais pela California State University e já foi colunista do blog de cabelos da Natura.
jul 2012

Cabelo feito em casa: como usar gel, pomada e cera

por Federico Kladt 30/07/2012 - 14:22

Fala pessoal do Portal Homem! Hoje vamos falar sobre como dar um estilo diferente ao seu cabelo. Claro que você pode ir ao cabeleireiro e pedir a ele um "corte da moda", ou quem sabe um penteado diferente, mas você também pode fazer isso de modo caseiro. Já experimentou usar uma pomada, gel ou cera no cabelo?


Clique na imagem para entender o que acontece com quem se empeteca demais (Fonte: Esquire)

Alguns produtos de styling tem um número em sua embalagem que mostra qual é o nível de fixação daquele produto (quanto maior o número, maior a fixação). Mas mesmo sem estes números você consegue saber o grau de fixação pelo tipo de produto: cera fixa mais que o gel, que fixa mais que a pomada. Fica mais fácil de aplicar estes produtos nos cabelos molhados.

A pomada dá uma fixação leve, que é bastante fluida e que permite que o cabelo ainda tenha bastante movimento. Você pode usar a pomada apenas para domar alguns fios de cabelos mais rebeldes e ainda manter uma aparência natural. O gel dá uma fixação maior, permitindo que você mantenha um penteado ao qual se cabelo não está acostumado, como por exemplo, deixar ele todo penteado para trás. Permite também fazer o famoso moicano do Neymar e tanto outros estilos. A cera, além de dar uma fixação maior, dá um aspecto mais de praia, mais rústico.

É claro que você também pode variar a fixação pela quantidade de produto que você usa. Se usar só um pouco, vai obter uma fixação mais leve e um aspecto mais natural. Se usar bastante, a fixação será maior e o aspecto será mais diferente do seu habitual.

Se você é grande adepto dos produtos de styling, é muito importante cuidar bem do seu cabelo, pois o uso excessivo destes produtos pode levar à formação de partes mais secas de produto, que acabam caindo na sua roupa, parecendo caspa. Assim, é importante que de vez em quando você use um xampu anti-resíduo para remover totalmente os restos dos produtos dos fios dos seus cabelos. Se você é um cara que exagera nesses produtos, recomendo o uso uma vez por semana deste xampu; se você não exagera, tente um xampu anti-residuos uma vez a cada duas semanas; e se você é um usuário eventual de pomadas, ceras ou géis, use um xampu anti-resíduos uma vez por mês.

É isso por hoje, pessoal. Deixem suas dúvidas e relatos nos comentários. Volto quinta para respondê-las.

Abraços!

  • Federico Kladt

    Fred Kladt, engenheiro químico (pela USP) com mais de 20 anos de experiência na área de P&D nas indústrias cosmética e alimentícia. Tem MBA em Negócios Internacionais pela California State University e já foi colunista do blog de cabelos da Natura.

Se você tiver dúvidas ou perguntas sobre outros assuntos, clique aqui.

deixe seu comentário
Enviar comentário
Últimos Comentários
 

twitter

Conheça o @portal_homem

 
 

siga-nos

receba os próximos textos